Como Isolar IP no hosts para testar uma url antes de alterar no DNS

NO LINUX/UNIX/OSX

Para testar o site sem ter que alterar o apontamento no DNS basta forçarmos o IP no hosts local, ou usando um termo bem comum entre os sysadmins , isolar o IP no hosts.

Obviamente isso é feito na sua máquina e não no servidor, já que é dela que vai testar, se estiver usando o Linux basta adicionar uma linha no final do arquivo /etc/hosts (você precisa ser super usuário para isso).

exemplo:

Quando você abrir o arquivo terão algumas linhas já configuradas pelo linux, supondo que o IP do novo servidor seja 200.200.200.200 e a url seusite.com.br, ficaria mais ou menos assim:

127.0.0.1 localhost
200.200.200.200 seusite.com.br
~
~
~
~
~
~
~
~
~
~
~
~
~
“/etc/hosts” 10 lines, 264 characters written

NO WINDOWS

Caso sua máquina seja um Windows, e considerando que ele esteja instalado no C: , o arquivo que você deve editar (como administrador) é:

C:\Windows\System32\drivers\etc\hosts

e a syntax é a mesma, basta adicionar uma linha ao final com IP “espaço” url . Com isso sua máquina vai ignorar o DNS daquela URL e vai buscar no IP que você determinar.

IMPORTANTE: Depois que testar e ver que o site está ok, é preciso remover a linha que sua máquina voltará a consultar o DNS para saber em qual IP a URL está apontando.

Join the Conversation

1 Comment

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *