Home
/
Notícias
/
Política
/
Após Wagner anunciar que vice de Geraldo será mulher, movimento negro reage a Ceuci: 'They don’t care about us'
Após Wagner anunciar que vice de Geraldo será mulher, movimento negro reage a Ceuci: 'They don’t care about us'
Aliados se dividem sobre possível definição da diretora-presidente da Bahiafarma e saída ou não da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia, Fabya Reis, da disputa. O fato é que o nome do ex-vereador Moisés Rocha está fora do páreo
Por Evilásio Júnior
23/05/2024 às 22:42
Atualizado em 23/05/2024 às 22:42
Foto: Adriel Francisco/ Divulgação
O senador Jaques Wagner (PT) anunciou, na noite desta quinta-feira (23), no Hotel Portobello, em Ondina, em evento com os pré-candidatos a vereador, que a vice da chapa encabeçada por Geraldo Júnior (MDB) à Prefeitura de Salvador será uma mulher.
Mesmo que o congressista não tenha feito qualquer descrição a respeito do perfil da companheira do emedebista, em relato ao Blog do Vila, do Portal Salvador FM, petistas integrantes do Movimento Negro reagiram à especulação de que o nome seria o da médica infectologista e diretora-presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes.
Apesar de concorrer à Assembleia Legislativa em 2022 pela legenda, quando obteve 36.992 votos, um dos questionamentos é a identificação dela com o PT, pois sua filiação teria ocorrido em 2022, justamente por causa do pleito. Em sinal de protesto, um deles taxou a composição como "branca e capitalista", enquanto outro chegou a se referir à canção gravada por Michael Jackson com o bloco afro Olodum para criticar uma suposta desimportância da causa pelo conselho político: "They don’t care about us".
O raciocínio é o de que a informação de que a indicação de Ceuci faria sentido. Isso porque a escolha não poderia recair sobre a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia, Fabya Reis, em função de ela não ter deixado o cargo no dia 6 de abril. Embora o prazo de desincompatibilização para os titulares de pastas do Executivo estadual seja de quatro meses antes da eleição, o "critério" esperado pelos aliados do governador Jerônimo Rodrigues é o de que todos os postulantes deveriam deixar as funções simultaneamente.
No entanto, outras fontes ouvidas pelo blog afirmam que Fabya não está fora e que a data marcada para o evento de anúncio da chapa completa, dia 6 de junho, às 18h, na Arena Fonte Nova, coincide justamente com o dia em que ela terá que deixar a Seades. Um dirigente partidário chegou a tratar a possível definição de Ceuci na vice como "fake news" e apontou que a decisão "está longe" de ter conquistado o consenso.
O fato é que, independentemente se será Ceuci, Fabya ou outra opção ainda não mencionada, o nome do ex-vereador Moisés Rocha está fora do páreo.