/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Luciana Buck cogita chapa 'puro sangue' e recebe apoio de Zema e figuras nacionais do Novo

Luciana Buck cogita chapa 'puro sangue' e recebe apoio de Zema e figuras nacionais do Novo

Ao contrário de 2020, quando lançou apenas um prefeiturável, em 2024 o partido vai disputar o comando de 13 municípios baianos

Por Evilásio Júnior

07/02/2024 às 06:39

Atualizado em 07/02/2024 às 06:39

Foto: Pierre Valcacio, Luciana Buck e André Quadros | Divulgação

A pré-candidata do Novo à prefeitura da capital baiana, Luciana Buck, ainda não iniciou as discussões sobre quem ocupará o posto de vice em sua chapa. Em entrevista ao Portal Salvador FM, a professora universitária cogitou como mais plausível a hipótese de a legenda não fazer alianças para a eleição de outubro. 

"Não falamos de vice. Esse é um tópico que a gente ainda não avançou. Não somos fechados a coligações, mas a maior parte dos partidos que têm algum alinhamento ideológico com o Novo já estão aliados. Então, é possível que saia uma chapa puro sangue, como a gente chama, mas ainda não tem nada definido", afirmou.

Na semana passada, a sigla realizou a primeira reunião eleitoral deste ano, em que foram apresentados o novo presidente do Diretório Salvador, Pierre Valcacio, e as diretrizes da campanha. Ao contrário de 2020, quando lançou apenas um prefeiturável, em 2024 o partido vai disputar o comando de outros municípios baianos, além de Salvador. A prioridade são as mulheres, sobretudo na eleição proporcional.

"O presidente do Diretório Bahia, André Quadros, mostrou o crescimento do partido em nível nacional e na Bahia. Nós estamos com a perspectiva de sair com candidatos a prefeito em 13 cidades diferentes, o que é um recorde, porque é a primeira vez que a gente tem esse volume de cidades. Foram apresentados alguns dos pré-candidatos a vereador de Salvador, também as métricas e o objetivo de estar filiando principalmente candidaturas femininas, que é um desafio para todos os partidos. Enfim, foi uma apresentação de um cenário muito propício, muito positivo para o Novo na Bahia nessas eleições de 2024", salientou Luciana.

Reforço nacional – Para reforçar a sua empreitada, a pré-candidata recebeu ainda importantes apoios de figuras nacionais da agremiação. Entre elas o empresário e ex-presidenciável Luís Felipe D’Ávila, a deputada federal Adriana Ventura (SP) e o governador de Minas Gerais Romeu Zema. Em vídeo, o comandante do Palácio Tiradentes parabenizou o partido pela escolha de Luciana, desejou crescimento da legenda e se colocou à disposição dos correligionários.

"A cartilha do Novo prega gente competente, gente selecionada e não apadrinhados. A cartilha do Novo prega transparência. [...] Somos um partido que não é de conveniência. Independentemente da situação e da conjuntura nós temos um modo de agir. Infelizmente, no Brasil, a maioria dos partidos se verga de acordo com o vento e com situação. Nós temos a nossa maneira. Podemos até sofrer durante um período, mas a nossa coerência é sempre mantida e é o que eu sei que teremos em Salvador", exaltou o chefe do Executivo mineiro.

Além de Luciana Buck em Salvador, outra grande aposta do Novo é a candidatura do vereador Gabriel Bandarra (ex-Podemos), o Tenobio, em Lauro de Freitas.