/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Müller diz ter 'convicção' de 'conclusão satisfatória' das negociações para evitar greve de ônibus e detalha BRT

Müller diz ter 'convicção' de 'conclusão satisfatória' das negociações para evitar greve de ônibus e detalha BRT

Secretário municipal de Mobilidade acatou sugestões da Salvador FM, em entrevista ao programa Fora do Plenário, para melhorar comunicação do sistema para os usuários e estimou que a nova linha B4, entre a Pituba e a Lapa, estará em pleno funcionamento de "45 a 60 dias"

Por Evilásio Júnior

03/05/2024 às 06:00

Atualizado em 03/05/2024 às 06:00

Foto: Reprodução / YouTube

Apesar do entrave entre rodoviários e empresários, o secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Müller, demonstrou otimismo em um avanço nas negociações para evitar uma greve de ônibus na cidade. 

Nesta quinta-feira (2), mais uma reunião entre as partes terminou sem acordo. Um novo encontro foi marcado para a próxima quinta (9) e, em caso de novo impasse, a categoria ameaça paralisar as atividades.

"Há uma dificuldade inicial de se chegar a um acordo, mas a gente tem certeza, até pelo bom senso de ambas as partes, e pela necessidade de se ajustar e se chegar a um acordo, que a gente vai ter, até os prazos limites da negociação, uma conclusão satisfatória. Tenho convicção disso. Eu venho conversando muito com o sindicato. Eu tenho uma relação muito boa com o Sindicato dos Rodoviários, da mesma forma com os concessionários, e a gente está tentando intermediar. Facilitar essa interlocução para que a gente possa, efetivamente, chegar a um consenso que seja bom para as duas partes e a gente evite qualquer transtorno para a cidade", declarou o titular da Semob, em entrevista ao programa Fora do Plenário, da Rádio Salvador FM.

Em relação à recém-inaugurada linha B4 do BRT, entre a Pituba e a Lapa, ainda em operação assistida das 9h às 16h, Müller estimou que "entre 45 e 60 dias" o itinerário esteja em pleno funcionamento.

"Essa é uma operação normal que tem como único objetivo aprimorar e resolver eventuais problemas que acontecem no início de operação dos sistemas, como as portas automáticas, com todas as questões que envolvem uma operação que não é simples. É uma operação complexa", pontuou.

O secretário também acatou sugestões do programa para a melhoria da comunicação do BRT com o usuário, a exemplo de mapas das linhas dentro dos ônibus e identificação lateral nas estações. Ele ainda anunciou que, em breve, os veículos terão avisos sonoros, semelhantes aos já utilizados no metrô.

Em relação ao BRS, que fará a ligação Lapa-Aeroporto, Fabrizzio admitiu que a obra completa não será entregue este ano, devido à complexidade da intervenção na Avenida Dorival Caymmi, em Itapuã, mas estimou que trechos da orla estarão em funcionamento.

Confira a entrevista na íntegra: