Home
/
Notícias
/
Política
/
Aleluia pede 'reflexão' ao PL na Bahia, mas defende continuidade de João Roma
Aleluia pede 'reflexão' ao PL na Bahia, mas defende continuidade de João Roma
Este ano, os liberais fizeram apenas um prefeito, Jânio Natal, em Porto Seguro, contra 20 na eleição anterior, e 59 vereadores, ante os 276 eleitos em 2020
Por Evilásio Júnior
31/10/2024 às 06:00
Atualizado em 01/11/2024 às 10:34
Foto: Evilásio Júnior
Vereador com melhor desempenho do PL em Salvador, reeleito com 9.788 votos, Alexandre Aleluia lamentou o desempenho do partido nas urnas este ano na Bahia. Além dele, apenas Cezar Leite obteve êxito na proporcional na capital baiana.
No plano nacional, se por um lado a legenda foi a que mais conquistou prefeituras entre os 103 municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores, inclusive quatro capitais: Maceió (AL), Rio Branco (AC), Cuiabá (MT) e Aracaju (SE), por outro diminuiu o tamanho no estado.
Este ano, os liberais fizeram apenas um prefeito, Jânio Natal, em Porto Seguro, contra 20 na eleição anterior, e 59 vereadores, ante os 276 eleitos em 2020.
"Tem que rever a forma de, principalmente, montar a chapa e disponibilizar recursos. Eu acho que deve ser um momento de reflexão para o partido e analisar o desempenho eleitoral de cada um. No final das contas, a matemática é implacável e cruel. Essa é a realidade. Então, para mim, em Salvador, por exemplo, o PL poderia ter performado melhor e ter feito no mínimo três vereadores. Tinha tudo para isso e recursos para isso. Esse é um momento de rever as ações e melhorar no futuro", opinou Aleluia, em entrevista ao Blog do Vila.
Apesar da crítica ao desempenho, o vereador assegura não integrar o grupo de correligionários que pressionam internamente pela saída do ex-ministro da Cidadania no governo Jair Bolsonaro, João Roma, da presidência da sigla.
"De forma alguma. Eu não acho que esse é o caminho de melhorar a performance do partido. Me dou bem com o João Roma, inclusive me reuni com ele essa semana. Eu acho que é só um momento de reflexão. O João Roma faz sim um bom trabalho, agora tem que repensar Salvador", ponderou Aleluia.
Deputados estaduais como Diego Castro e Leandro de Jesus, além da candidata a senadora em 2022, Raíssa Soares, pedem substituição no comando do PL baiano.