Home
/
Notícias
/
Política
/
Daniel admite que PCdoB nacional quer tirar Davidson da Setre; movimento pode beneficiar Hélio Ferreira
Daniel admite que PCdoB nacional quer tirar Davidson da Setre; movimento pode beneficiar Hélio Ferreira
Vereador Augusto Vasconcelos é o nome mais cotado para comandar a secretaria, o que faria o primeiro suplente da Federação Brasil da Esperança assumir a cadeira na Câmara de Salvador
Por Evilásio Júnior
18/11/2024 às 10:04
Atualizado em 22/11/2024 às 13:24
Foto: Evilásio Júnior
O PCdoB está prestes a convocar o atual titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, para ocupar um posto na direção nacional do partido. A mudança pode acontecer em meio à reforma administrativa programada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para ser efetivada em janeiro do próximo ano.
De acordo com o deputado federal Daniel Almeida, vice-líder do governo no Congresso, o desempenho do seu colega na coordenação eleitoral da legenda este ano atraiu os olhares da ministra e Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, que comanda a sigla comunista no país. Ao todo, mesmo integrante da Federação Brasil da Esperança, ao lado de petistas e PV, a legenda elegeu 46 prefeitos, 15 deles na Bahia, e 354 vereadores (173 no estado).
"Então, o governador está dizendo que vai fazer ajustes na sua equipe para torná-la mais eficiente, mais ágil e mais arejada. Nós estamos discutindo internamente, se é o caso de, aproveitando esse momento, também fazer algum ajuste aqui e ali. O Davidson é um dos quadros mais qualificados que nós temos no partido, não só na Bahia. Quando eu fui presidente do PCdoB, ele foi o meu vice-presidente por um bom tempo, depois virou presidente e está há 10 anos na Setre. Neste ano, foi o coordenador do grupo de trabalho eleitoral do PCdoB nacional. Nós tivemos um bom resultado nessa última eleição. Então, há uma discussão do partido nacionalmente sobre levar a participação dele para uma contribuição nacional, para ele estar mais perto da direção do partido nacionalmente. A nossa presidenta é a Luciana Santos, que também é ministra. Dirigir o partido e ser ministra é algo de grande esforço pessoal. Então, ela precisa se cercar de gente que possa ajudar cada vez mais. Essa é uma hipótese que nós estamos discutindo, mas está tudo ainda em um ambiente de discussão, de debate, de conversas que estão sendo, vamos dizer assim, tocadas pelo presidente Geraldo Galindo com o governador", admitiu o parlamentar, em entrevista ao programa Fora do Plenário, da Rádio Salvador FM.
Daniel também confirmou que o nome mais cotado a assumir a pasta, caso Davidson realmente siga para a direção nacional do PCdoB, é o do vereador Augusto Vasconcelos. Se o arranjo for concretizado, o primeiro suplente da federação, Hélio Ferreira, será beneficiado com uma cadeira na Câmara Municipal de Salvador.
"É talentoso o rapaz, não é? Augusto é muito bom. Eu gosto demais dele. Nós mantivemos os dois vereadores. Só trocamos as peças. Nesse arranjo, talvez o Hélio consiga continuar. Se for possível, vai ser muito bom", prospectou o deputado.
Além da Setre, os comunistas comandam a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, com Ângela Guimarães, a Bahiagás, com o diretor-presidente Luiz Gavazza, e a Superintendência de Desportos (Sudesb), com o diretor-geral Vicente José de Lima Neto.