Home
/
Notícias
/
Política
/
Novo ingressa com ação contra MDB por 'divulgação de propaganda eleitoral antecipada em favor de Geraldo Júnior'
Novo ingressa com ação contra MDB por 'divulgação de propaganda eleitoral antecipada em favor de Geraldo Júnior'
No entendimento do Novo, em vez de a propaganda divulgar o "ideário" do MDB e seu "programa político", "optou [...] por engrandecer a imagem de Geraldo Jr." e "promover a divulgação de propaganda eleitoral antecipada em favor do pré-candidato".
Por Evilásio Júnior
04/05/2024 às 11:59
Atualizado em 04/05/2024 às 11:59
Foto: Reprodução / YouTube
O partido Novo ingressou com uma representação na Zona Eleitoral de Salvador do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) contra a última propaganda partidária do MDB.
A legenda pede, em caráter de urgência, que a Justiça "suspenda imediatamente a exibição – e reprodução - das mídias impugnadas em seu programa partidário no rádio e TV, sob pena de multa". A agremiação também requer "condenar o representado, ante o desvirtuamento da propaganda partidária a cassação do tempo de inserção" emedebista.
De acordo com a ação, a qual o Blog do Vila teve acesso, os advogados do Novo classificam a peça do MDB como "evidente desvirtuamento, em ofensa às normas aplicáveis à espécie, com a clara finalidade de promover a figura de Geraldo Alves Ferreira Júnior, pré-candidato ao cargo de prefeito de Salvador pelo partido representado".
No entendimento da sigla, em vez de a propaganda divulgar o "ideário" do partido e seu "programa político", "optou [...] por engrandecer a imagem de Geraldo Jr." e "promover a divulgação de propaganda eleitoral antecipada em favor do pré-candidato".
"Chama a atenção o fato de que o partido somente veio a ser mencionado na propaganda apenas uma vez e ao final do vídeo, de forma ligeiramente sumária, tendo sido citada apenas e tão somente a sigla da legenda, sem que houvesse, sequer, menção acerca da integralidade do nome do grêmio, seus programas e ideias. Não restam dúvidas de que a propaganda do MDB se caracteriza como uma verdadeira deturpação da propaganda partidária, com vistas a promover a figura de seu pré-candidato a prefeito. Nesse sentido, percebe-se que a expressão 'filie-se ao MDB', dita rapidamente ao final da propaganda impugnada, é uma tentativa grosseira de disfarçar a deturpação da propaganda partidária, à medida em que todo o conjunto dela leva à crítica da atual administração, deixando transparecer que tudo feito pelo governo local está errado e que Geraldo Jr., pré-candidato à Prefeitura de Salvador, é o mais indicado para administrar o município", aponta o escritório de advogados Bessoni & Fortes.