/

Home

/

Notícias

/

Política

/

PP entra na base de Jerônimo, mas deputados estaduais são vetados por causa de suplente

PP entra na base de Jerônimo, mas deputados estaduais são vetados por causa de suplente

Com Niltinho e Nelson Leal barrados por Soraia Cabral, nome considerado de consenso para assumir a Seplan é o do ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro

Por Evilásio Júnior

11/10/2024 às 16:26

Atualizado em 15/10/2024 às 10:38

Foto: Divulgação

Apesar de o próprio governador Jerônimo Rodrigues (PT) admitir que "espera acolher" o PP em sua base e dizer que "vestiu a camisa do 11 em muitos municípios" durante a eleição deste ano, há uma condição sine qua non para o pacto ser firmado pelo Palácio de Ondina.

O Blog do Vila apurou que a Secretaria de Planejamento do Estado, hoje comandada por Cláudio Peixoto, deverá ser oferecida aos progressistas, desde que a legenda indique um quadro sem mandato na Assembleia Legislativa.

Embora os nomes dos deputados estaduais Niltinho e Nelson Leal circulem nos bastidores, e o próprio governo admita que ambos preenchem os requisitos, a ida de um deles para a Seplan significaria a posse automática da primeira suplente do partido na Alba.

Trata-se de Soraia Cabral, a primeira-dama de Candeias e presidente do PP Mulher. Além de ser esposa do prefeito oposicionista Pitágoras Ibiapina, ela tornou-se persona non grata para grande parte do PT, sobretudo após a campanha raivosa no município metropolitano, com direito a carro de som na porta da casa da petista Marivalda da Silva e exibição de caixões com imagens da adversária e sua vice na chapa, Tonha Magalhães (Avante).

"Soraia jamais será perdoada. Levou para o pessoal e virou inimiga. Lamento pelos deputados Niltinho e Nelson, que são bons quadros, mas se depender de nós ela jamais assumirá o mandato", confessou um petista de alta patente, ao explicar a mágoa de seus correligionários.

O nome considerado de consenso para assumir a Seplan é o do ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, que transita tanto entre o grupo do presidente estadual do PP, deputado federal Mário Negromonte Júnior, quanto na ala do chefe soteropolitano da sigla Cacá Leão, secretário de Governo de Bruno Reis em Salvador.