/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Roberta Caires diz que 'causa das mulheres é propósito de vida' e revela campanha 'Fica, Thiago' na Educação

Roberta Caires diz que 'causa das mulheres é propósito de vida' e revela campanha 'Fica, Thiago' na Educação

"Isso aí é um movimento para além da vontade do prefeito. É claro que eu quero que o Thiago continue, mas isso é muito maior do que a minha própria vontade. A Educação quer que Thiago continue", argumenta a vereadora do PDT que "desconhece" acordo com PSDB

Por Evilásio Júnior

21/10/2024 às 17:24

Atualizado em 24/10/2024 às 10:29

Foto: Evilásio Júnior

Vereadora mais votada de Salvador, com 16.517 votos, Roberta Caires (PDT) admitiu, em entrevista ao Blog do Vila, ter interesse em assumir a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude. 

De acordo com ela, no entanto, ainda não houve conversas oficiais com o prefeito Bruno Reis (União Brasil) para tratar do assunto. 

"Essa é minha pauta. A causa das mulheres é meu propósito de vida. É uma secretaria extraordinária, mas eu fui eleita para ser vereadora e até agora não tivemos nenhuma conversa que fosse além do que fazer um mandato de fato, com a representatividade à qual me foi colocada nas costas, representando o anseio das pessoas que confiaram na gente", afirmou.

Além de sua possível participação no Executivo, a pedetista também revelou promover a campanha "Fica, Thiago", para que o atual titular da Educação se mantenha no cargo a partir de 2025. De acordo com ela, o movimento será lançado nesta terça-feira (21), durante a entrega da requalificação da Escola Municipal João Lino, no Centro Histórico, com a participação de profissionais da categoria, inclusive de outras unidades.

"Esse é um desejo suprapartidário, maior do que qualquer partido, porque é um desejo da rede municipal de educação, composta por gestores, educadores, professores e o pessoal administrativo. Thiago deu uma resposta, talvez que muitos não esperavam, do quanto o trabalho dele estava sendo reconhecido na rede. Thiago é um cara que escuta, que organizou a secretaria, que trouxe paz e fez grandes entregas na nossa rede municipal de ensino. [A permanência dele] tem sido um clamor. Isso aí é um movimento para além da vontade do prefeito. É claro que eu quero que o Thiago continue, mas isso é muito maior do que a minha própria vontade. A Educação quer que Thiago continue e eu acho que isso para o prefeito é algo extremamente honroso, saber que ele indicou alguém que fez e tem feito um trabalho tão fantástico que a própria rede quer que ele continue", argumentou Roberta.

Roberta Caires disse ainda desconhecer o acordo relatado por integrantes do PSDB de que o Palácio Thomé de Souza se comprometeu em devolver o controle da Smed aos tucanos. O último secretário da legenda na pasta foi Bruno Barral, durante o mandato do ex-prefeito ACM Neto.

"Olha, eu não tenho conhecimento sobre esse acordo, mas o prefeito Bruno Reis, assim como ACM Neto, sempre disseram que existem algumas secretarias que são bases e que a questão política sobre elas tem que ser muito menor do que a importância à qual elas representam, que são a Educação e a Saúde. O que tem acontecido é um movimento em que a rede, a gestão de educação, os educadores, o chão da escola tem pedido a continuidade de Thiago Dantas. A rede passou por alguns momentos de vulnerabilidade, incompatibilidade com outros secretários que já estiveram na pasta, e a química perfeita aconteceu agora com Thiago Dantas. Então, o maior acordo do prefeito Bruno Reis é com os educadores, com essa rede de educação. Eu tenho certeza que ele vai ouvi-los, assim como o PSDB, o PDT, qualquer partido que seja, vai ouvir o que a rede quer. A rede quer Thiago", apostou.

A expectativa é de que o Palácio Thomé de Souza só se debruce sobre a composição do secretariado do novo mandato após o segundo turno eleitoral em Camaçari, marcado para o próximo domingo (27).