/

Home

/

Notícias

/

Política

/

UPB: com bênçãos de Wagner, Wilson Cardoso tenta consenso e refuta desistência

UPB: com bênçãos de Wagner, Wilson Cardoso tenta consenso e refuta desistência

Prefeito reeleito de Andaraí pretende antecipar eleição para início de janeiro; outros nove gestores governistas mantêm o nome no páreo por enquanto

Por Evilásio Júnior

06/11/2024 às 06:00

Atualizado em 12/11/2024 às 12:04

Foto: Evilásio Júnior

O prefeito reeleito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), de 72 anos, largou na frente na disputa pela presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). 

O socialista tem se articulado para obter o consenso entre os pré-candidatos e evitar um bate chapa. Ele já conversou com os senadores Jaques Wagner (PT), de quem afirma ter recebido as bênçãos, e Otto Alencar (PSD), que ele diz tê-lo incentivado na empreitada. Também esteve com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) nesta terça-feira (5). O seu maior fiador, no entanto, é o ex-presidente da UPB e atual gestor de Jequié, Zé Cocá (PP), reeleito com 91,97% dos votos. 

Até o momento, além de Wilson, outros nove gestores governistas aspiram disputar o comando da entidade: Arnaldinho Oliveira (PSB), de Caém; Augusto Castro (PSD), de Itabuna; Beto Pinto (MDB), de Medeiros Neto; Danilo Rios (PCdoB), de Várzea da Roça; Gustavo Carmo (PSD), de Alagoinhas; José Moreira (PSD), de Itapicuru; Kitty Guimarães (Avante), de Taperoá; Kley Lima (Avante), de Coração de Maria; e Phellipe Brito (PSD), de Ituaçu. Nenhum opositor colocou o nome à disposição até o momento.

Em entrevista ao Blog do Vila, o postulante negou a informação publicada em sites do interior baiano, que apontavam para uma possível desistência e declaração de apoio a Phellipe Brito: "Isso não existe. Vou até o final, se for o consenso de todos os colegas".

Cardoso diz já ter se reunido com o atual chefe da UPB, José Henrique Tigre (PSD), conhecido como Quinho, da cidade de Belo Campo, a quem pediu a antecipação da eleição, tradicionalmente marcada para fevereiro, conforme o estatuto, a fim de a posse da nova direção ser realizada em 21 de janeiro.